segunda-feira, 29 de junho de 2009

Time to go


Papo de despedida 1

Terminou Cannes, fui. Depois da semana de tanta informação, um pensamento ta bem forte na minha mente. Steve Balmer, CEO da Microsof Corporation, que ganhou a distinção de personalidade de mídia do ano no festival, disse uma coisa muito legal a respeito não só da publicidade, como da comunicação como um todo e também do negócio da comunicação. Para Balmer, não estamos vivendo uma recessão e sim um reset. A crise está fazendo agências, clientes, o mercado todo, parar e “ressetar” a máquina. Essa idéia, pra mim, resume bem o que se viu em Cannes esse ano.
O que mais se ouve falar nas palestras, seminários nos debates: comunicação integrada, novas mídias, mídia social, ações que geram campanhas, mídia espontânea e por aí vai. Fez parte até do discurso de encerramento da última cerimônia de entrega de prêmios do festival: David Sable, COO (Chief Operating Officer) da Wunderman e presidente do júri dos Direct Lions. Ele disse que quando não se tem dinheiro pra fazer as coisas como se fazia antes, a gente tem que fazer as coisas de forma diferente. E aí a gente volta ao começo, para o “re set”, de Steve Balmer.